COMO AMACIAR CALÇADO DE COUROPostado: 29/10/2020 | Categoria: Dica

Comprou um calçado de couro e está machucando seu pé? É normal que nos primeiros dias de uso o sapato esteja um pouco duro e machuque os pés. Mas, você sabia que existem truques para amaciar calçados de couro? Confira:
 
Use jornal e álcool
 
Para amaciar calçado de couro de forma simples recorra às folhas de jornal. Amasse-as com as mãos, encharque com álcool e introduza os papeis no calçado. Com o passar das horas, o álcool vai evaporando e, assim, a folha se expande dentro do sapato. Essa pressão realizada pelo jornal é ótima para esticar fibras de couro. Ou seja, vale super a pena!
 
Recorra ao secador de cabelo
 
Muita gente não sabe, mas o secador de cabelo também funciona como ótimo aliado na hora de amaciar calçados. Antes de tudo, comece vestindo meias grossas, calce os sapatos (mesmo que fique apertado) e use o secador para esquentá-los bem enquanto mexe os pés para amaciar ainda mais. Apenas posicione o secador a uma distância segura para não queimar as fibras do calçado. Depois de uns minutos, você vai perceber que o calçado estará mais solto e macio!
 
Coloque um saco com água dentro do sapato e congele
 
Essa é uma dica bem eficiente para amaciar calçados: utilize a tática do congelamento. Comece enchendo dois sacos plásticos reforçados (podem ser modelos zip lock) com água da torneira. O ideal é que você preencha até metade do saco. Feche os dois sacos com cuidado, certifique-se de que não há furo algum e, então, coloque um saco dentro de cada sapato. De forma imediata, a água tende a se espalhar e pressionar a parte interna do calçado. Depois, coloque os sapatos no congelador e deixe-os por pelo menos 8 horas. Assim, a água irá congelar completamente! Para finalizar, retire os calçados do freezer, espere cerca de 30 minutos e, então, tire os sacos com cuidado. 
 
Passe hidratante nos pés
 
Apesar de ser eficiente, esse truque costuma demorar mais para funcionar, assim ele é indicado para amaciar calçados a longo prazo. Antes de calçar os sapatos, passe hidratante nos pés e, se julgar necessário, passe também nas áreas do calçado que mais incomodam. Assim, você consegue amolecer e lacear as fibras do calçado. 
 
Utilize amaciante
 
Para amaciar sapato, que tal usar um… amaciante? Isso mesmo, estamos falando do amaciante de roupas mesmo! É só colocar duas colheres de sopa do produto na área do calcanhar e deixar agir. O local vai amolecer e ficar mais confortável.
 
Produtos específicos
 
Se nenhuma das alternativas caseiras der certo ou se você quiser pular essas experiências, vale apostar em produtos próprios para isso. Existem várias marcas no mercado. Faça uma pesquisa e escolha a ideal para o tipo de sapato que você quer alargar ou amaciar. Normalmente, basta aplicar o produto no calçado e esperar o tempo de ação para fazer um novo teste. Não há grandes mistérios e as empresas costumam descrever as instruções de uso.
 
E aí, o que achou das dicas que separamos para amaciar calçados de couro?
 

 

Leia Também




Comentários

Siga Nosso Instagram /vitoria.calcados